Já partiu com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia um camião carregado de bens essenciais recolhidos no âmbito da campanha de solidariedade promovida pelo Município de Condeixa-a-Nova para apoiar as populações afetadas pela guerra.

A campanha contou com o apoio de vários parceiros da Rede Social de Condeixa, empresas locais, associações socio-recreativas e clubes desportivos, Juntas de Freguesia, entre outros.

“É notável a forma como a nossa comunidade se mobiliza em torno de causas sociais e humanas e, mais uma vez, deram um exemplo ímpar de solidariedade e generosidade, não apenas na recolha de bens, mas também na forma como se disponibilizam para acolher e integrar os ucranianos que fogem da guerra”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O camião que efetua o transporte, com alimentos, medicamentos, produtos de higiene, entre outros, partiu na passada terça feira, dia 22 de março, da Lousã, numa ação concertada entre os municípios de Condeixa, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares, com destino à Polónia.

Os bens angariados seguem devidamente identificados e acondicionados em paletes para serem entregues à associação Ukrainian Refugees in Portugal – UAPT e ao programa Helpua, em articulação com a Embaixada da Ucrânia na Polónia.

Entretanto, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova mantém disponível uma linha de apoio a refugiados que cheguem ao concelho, através do número 912560426.

Recorde-se que a Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro 2022 uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.