A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova foi distinguida com dois Prémios de Excelência Autárquica em Ação Social no III Congresso da Cidade Social, realizado a 17 de junho, em Vila Nova de Poiares. Os projetos “Maleta d’Afetos” e “Teclas Prá Vida Sobre Rodas” foram reconhecidos como boas práticas de intervenção social, num encontro que reuniu mais de 200 autarquias e cerca de 600 participantes ao longo do dia.
A representar o Município de Condeixa-a-Nova estiveram o vereador Carlos Canais e elementos técnicos da Unidade de Ação Social e Saúde (UASS).
“Estes reconhecimentos são motivo de orgulho para Condeixa e resultado direto do trabalho de proximidade, inovação e compromisso social que temos vindo a consolidar.
Cada prémio é um sinal de que estamos no caminho certo, a desenvolver respostas concretas para as necessidades reais das pessoas”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.
Para o autarca, o investimento social é mais do que uma responsabilidade. “É uma prioridade política. As distinções que temos vindo a receber nos últimos anos na área social refletem uma estratégia clara, baseada em dados, metas e impacto.
Trabalhamos com as instituições locais, ouvimos a comunidade, e construímos soluções sustentáveis e replicáveis”.
O Congresso da Cidade Social destacou-se como espaço de reflexão sobre os desafios do próximo ciclo autárquico, abordando temas como o envelhecimento, a inclusão digital, a literacia emocional e a inovação nos serviços sociais.
A presença de Condeixa não passou despercebida: além das distinções, o projeto “Teclas Prá Vida Sobre Rodas” foi apresentado como exemplo inspirador no painel de partilha de boas práticas, no âmbito do projeto Letras Prá Vida, desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra.
“A participação ativa neste tipo de encontros reforça a importância do trabalho em rede e da cooperação intermunicipal, fundamentais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, destacou o vereador Carlos Canais.
A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova assume-se como parte ativa desta rede de cooperação e partilha, projetando, com ambição e esperança, um novo ciclo de políticas sociais mais fortes, mais conectadas e mais humanas.