Mais de cinco centenas de alunos estiveram presentes no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, ontem, dia 30 de janeiro, para assistir às representações teatrais dos contos “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres e “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. 

Integrada no Plano Anual de Atividade para o ano letivo 2022-2023 da Rede de Biblioteca de Cantanhede, a iniciativa teve a organização do Município de Cantanhede em parceria com os Professores Bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, enquanto a encenação das obras esteve a cargo da Companhia Profissional de Teatro Educa.

As duas representações do conto “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres, uma das obras recomendadas na disciplina de Língua Portuguesa e que decorreram durante a manhã, assistiram os alunos das turmas do 6º ano de escolaridade das Escolas Marquês de Marialva, de Cantanhede, Gândara-Mar, da Tocha e Carlos de Oliveira, de Febres.

Na sessão da tarde foi representado o conto “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das obras que integram as Metas Curriculares recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Literária do 7º ano de escolaridade e à qual assistiram os alunos dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva.

Recorde-se que a Companhia Profissional de Teatro Educa nasceu no ano letivo 2009-2010 e fez a sua estreia no auditório Carlos Paredes, em Lisboa, com o espetáculo “25 de Abril – História de uma Revolução”. Desde esse ano o grupo tem percorrido todo o país, de norte a sul, representado, entre outras, várias peças teatrais de obras pedagógicas destinadas a alunos dos vários ciclos do ensino.