Os comerciantes da parte histórica da cidade disseram “presente” e vão participar no festival Primavera Tondela, decorando os seus estabelecimentos ou estando de portas abertas até mais tarde.
Alguns lojistas instalados na Rua Tomaz Ribeiro, Avenida Dr. António José de Almeida e Praça do Comércio enfeitaram a preceito as entradas dos seus estabelecimentos com floreiras, não fosse esta a estação do ano típica das flores.
Manjericos, girassóis, sardinheiras, petúnias, tulipas, begónias e hortênsias foram algumas das plantas escolhidas pelos comerciantes para decorar os seus espaços comerciais. Até balões e fitas alusivas aos Santos Populares foram usados para dar mais “cor” e animação aos estabelecimentos. Algumas decorações foram feitas em conjunto pelos lojistas da mesma rua.
Entre esta quinta-feira (15 de junho) e a noite de sábado, dia em que acontecem as Marchas de Santo António, várias lojas, localizadas no centro histórico, estarão de portas abertas até às 24h00, para receber os clientes que andarão na rua para assistir aos concertos do festival ou simplesmente a apreciar as decorações instaladas nos largos do Comércio e Anselmo Ferraz de Carvalho e no Parque Urbano.
Além do comércio, também o Museu Municipal Terras de Besteiros, localizado no casco velho da cidade de Tondela, vai estar aberto fora de horas, funcionando até sábado também no período noturno. No domingo, o espaço museológico “muda-se” para o Parque Urbano.
Este ano o festival Primavera Tondela decorre em três zonas diferentes da cidade. Além do Parque Urbano, realizam-se atividades nos largos do Comércio e Anselmo Ferraz de Carvalho por forma a dinamizar e puxar pelo comércio tradicional.
O programa do evento inclui música, instalações artísticas, decorações espalhadas pelas ruas, instalações artísticas, arte urbana, leitura e produtos tradicionais.
Luís Trigacheiro abriu ontem o festival. Hoje (15 de junho) o palco é de Fernando Tordo, que vai atuar, pelas 22h00, no Largo Anselmo Ferraz de Carvalho.
O espaço junto à Igreja Matriz acolhe, esta sexta-feira (dia 16), à mesma hora, Márcia que vai subir ao palco com a Casa do Povo de Tondela, para uma atuação muito especial. Para as 23h30 foi agendado o concerto do projeto Fado & Jazz no Parque Urbano e depois, à 01h00, a animação do Largo do Comércio estará a cargo do Dj Miguel Simões.
No sábado (dia 17), a partir das 21h30, acontecem as Marchas de Santo António que vão encher de cor, alegria, música e coreografias a Avenida Ao Tom D’ Ella. Participam este ano nas marchas 12 instituições do concelho, estando a apresentação nas mãos de Fanny, uma conhecida cara da televisão portuguesa.
Ainda no sábado tocam, pelas 23H30, no Parque Urbano, os Tricôt Só Grandes Malhas e à 01h00 o Dj Jay Lyon vai estar no Largo do Comércio.
O Primavera Tondela encerra no domingo (dia 18), ao som de Mafalda Veiga, que vai tocar no Parque Urbano pelas 22h00. Todos os concertos são em formato acústico.
No programa do Primavera Tondela destaque para as decorações e iluminações em diversos espaços públicos, junto aos palcos do evento, que foram engalanados para receberem a segunda edição do evento.
Os bancos de jardim dos dois largos e do Parque Urbano estão decorados a rigor e têm ao dispor de moradores e visitantes literatura. Também as árvores estão enfeitadas, ganhando nova cor. As decorações e iluminações led foram feitas com materiais reciclados e reutilizáveis e prometem surpreender o público.

Programa
Dia 15 de junho (quinta-feira)
22h00: Fernando Tordo – Largo Anselmo Ferraz de Carvalho (Palco 2)
Dia 16 de junho (sexta-feira)
22h00: Márcia e Casa do Povo de Tondela – Largo Anselmo Ferraz de Carvalho (Palco 2)
23h30: Fado & Jazz – Parque Urbano (Palco 3)
01h00: Dj Miguel Simões – Largo do Comércio (Palco 4)
Dia 17 de junho (sábado)
21h30: Marchas – Avenida Ao Tom D’ Ella
23h30: Tricôt Só Grandes Malhas – Parque Urbano (Palco 3)
01h00: Dj Jay Lyon – Largo do Comércio (Palco 4)
Dia 18 de junho (domingo)
22h00: Mafalda Veiga – Parque Urbano (Palco 1)