O programa Erasmus+, permitiu a milhões de estudantes estudar no Estrangeiro, contando com mais de 30 anos de existência, onde promove a oportunidade de estudar fora (uma experiência cada vez mais valorizada no mercado de trabalho).

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, milhares de estudantes Ingleses ficam excluídos deste programa, com tudo, o governo de Boris Johnson já anunciou um programa substituto: O programa Turing Scheme.

O Primeiro-Ministro Inglês justificou a sua decisão por ser “extremamente caro” manter o programa, pois o país ficaria a perder, mas segundo uma publicação Inglesa, este está longe de equiparar-se ao programa Eramus+, no que se trata de o valor da bolsa de apoio oferecida.

O programa substituto disponibilizará 100 milhões de libras e irá promover a experiência de estudar fora a 35 mil alunos Ingleses. As inscrições já estão abertas e os alunos vão ser acolhidos nos países escolhidos a partir de Setembro deste ano.

O programa Inglês irá oferecer uma bolsa com um valor mais baixo do que aquele disponibilizado ao abrigo do programa da União Europeia, pois a bolsa de Erasmus+, pode ir de 170 euros a 540 euros por mês, dependendo muito dos custos de vida do país escolhido pelo aluno, onde pode ser facultado ao participante um valor de 1500 euros.

Erasmus+, pode durar até 3 meses até 12 meses.

Em relação aos valores das bolsas do Turing Scheme, onde também estas variam consoante o destino, onde o valor pode ir de 136 libras (161 euros) até 380 libras (444 euros) por mês. Quanto as despesas de deslocação, pode ir até 1588 euros, onde os estudantes em situações financeiras desfavorecidas podem chegar a receber mais. Quanto ao valor das propinas, não consta na lista de apoios.