A Câmara Municipal (CM) de Coimbra dá início, amanhã, dia 13 de abril, à estabilização do muro de suporte na rua da Liberdade, na localidade dos Palheiros, na freguesia das Torres do Mondego. A intervenção vai implicar condicionamentos de trânsito e de estacionamento durante uma semana. Esta obra integra uma ampla empreitada de reposição de condições de segurança em 10 infraestruturas municipais, taludes e muros.
Vai avançar a obra na zona 6 da ampla empreitada de estabilização de muros e taludes em 10 áreas diferentes do concelho, que representa um investimento global de 308.045,25 euros (IVA incluído). Assim, amanhã, dia 13 de abril vai iniciar-se a intervenção no muro de suporte na rua da Liberdade, na localidade dos Palheiros, na freguesia das Torres do Mondego.
Os trabalhos incluem a execução de um muro de suporte em gabiões, que durante uma semana, previsivelmente, vão implicar o condicionamento parcial de uma faixa de rodagem na via, de modo que a circulação rodoviária seja alternada.
Recorde-se que esta é uma empreitada mais ampla, prevendo-se a requalificação e reparação de taludes, de estruturas de contenção e de outros elementos estruturais necessários à estabilização das infraestruturas, em especial no que respeita às plataformas viárias e à consequente circulação rodoviária e pedonal em segurança.
A avaliação de locais críticos levou à elaboração, pelos serviços municipais, de projetos, tendo a adjudicação da empreitada ocorrido em agosto e a consignação em novembro de 2021. As obras vão avançar faseadas em 10 zonas, consistindo, essencialmente, na requalificação e execução de muros de suporte e de contenção em betão armado, gabião e elementos pré-fabricados de betão para a estabilização de taludes. A empreitada foi adjudicada à empresa Nortins Engenharia, Lda., tendo um prazo de execução de 180 dias.
Em curso, desde 21 de fevereiro, está o alargamento do pontão na rua dos Mártires da Tragédia do Mondego, na localidade de Pé de Cão, na União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeiro de Frades.
Para além da zona 1 (alargamento do pontão na rua dos Mártires da Tragédia do Mondego) e da zona 6 (muro de suporte na rua da Liberdade, nos Palheiros), as restantes zonas a intervencionar são as seguintes:
Zona 2 – Muro de Suporte no Campo da Moita Santa – Freguesia de Cernache
Zona 3 – Muro na Estrada Principal – Vale de Cântaro – União das Freguesias de Assafarge e Antanhol
Zona 4 – Muro de Suporte na Travessa do Poço de Água – Freguesia de Santo António dos Olivais
Zona 5 – Urbanização Quinta da Fonte – Requalificação dos Muros e Espaço Exterior – Freguesia de Santo António dos Olivais
Zona 7 – Muro na Rua da Cova – Fontinhosa – União das Freguesias de Assafarge e Antanhol
Zona 8 – Muro na Rua Quinta da Galheta – Fornos – União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela
Zona 9 – Muro na Travessa Comandante Bento – União das Freguesias de Assafarge e Antanhol
Zona 10 – Muro na Urbanização da Rua de Aveiro – União das Freguesias de Coimbra