Desde fevereiro do ano passado que o projeto CLDS Pampilhosa Inspira-ação tem dinamizado ações de proximidade junto da população concelhia, contabilizando-se já um total de 146 sessões em 44 aldeias distintas. 

O objetivo da iniciativa, segundo explicou o coordenador do projeto, José Carlos Cardoso, “passa por escutar as pessoas, estar na sua companhia, auscultar as suas necessidades e transmitir informação útil”, ajudando deste modo a “combater situações de isolamento e solidão de pessoas mais vulneráveis”. O coordenador salientou ainda que esta “intervenção mais individualizada, num regime de porta-a-porta, permite à equipa criar uma relação de proximidade e confiança” com as pessoas. 

Já este ano, o projeto passou a contar com a colaboração da GNR – Posto Territorial de Pampilhosa da Serra, que intervém junto da população, alertando para possíveis situações de burla e sensibilizando para maus tratos ou negligência na 3ª idade, assim como para outro tipo de problemáticas que possam carecer de apoio e acompanhamento por parte dos serviços sociais.

De acordo com José Carlos Cardoso, “todas as intervenções são diferentes e marcantes”, sendo que a reação das pessoas à presença da equipa tem sido extremamente positiva, o que leva a que a intervenção ou acompanhamento acabe por se tornar muitas vezes numa relação cúmplice de amizade. “A vinda de alguém diferente para estas pessoas é algo significativo e para nós também. São estas relações de confiança e afetivas que enquanto equipa queremos criar”, concluiu o coordenador do projeto. 

O CLDS Pampilhosa Inspira-ação, que atua no concelho desde junho de 2020, visa a promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, sendo um instrumento fortemente marcado por uma intervenção de proximidade.