Sporting e FC Porto protagonizam este sábado, a partir das 20.30, o primeiro ‘clássico’ da época futebolística, pressionados para não deixar o líder Benfica descolar mais na classificação.

‘Leões’ e ‘dragões’ já cederam um empate cada, enquanto as ‘águias’ contabilizam por vitórias os quatro desafios disputados, procurando a quinta antes de principiar o jogo de Alvalade, frente ao Santa Clara, nos Açores.

O desafio na capital surge imediatamente após a pausa para os jogos das seleções, facto que limita a preparação de ambos os treinadores, sobretudo dos ‘azuis e brancos’, com muito mais jogadores convocados.

A partida será dirigida pelo árbitro Nuno Almeida. Por seu lado, o promovido Estoril Praia, que partilha o segundo lugar com Sporting e FC Porto, encerra a jornada em Tondela, na segunda-feira, às 21:15. 

Com quatro rondas disputadas, o Benfica segue na liderança isolada do campeonato, com 12 pontos, seguindo-se Sporting, FC Porto e Estoril Praia, todos com 10. A quinta jornada arranca com a partida entre  P. Ferreira e o Sp. Braga, no sábado, às 15:30.

Como curiosidade, refira-se que a partida será dirigida pelo francês Willy Delajod, que lidera uma equipa em que os assistentes serão Banjamin Pages e Phillippe Jeanne e o videoárbitro Eric Wattelier.

A presença da equipa de árbitros franceses em Portugal marca o início de um intercâmbio entre os Conselhos de Arbitragem das Federações de Futebol dos dois países.

Assim, o português Luís Godinho vai estrear-se no principal escalão do futebol francês, no domingo. O árbitro da associação de Évora, de 35 anos, vai dirigir o encontro entre Bordéus e Lens, da quinta jornada da `Ligue 1`, tendo como assistentes Rui Teixeira e Bruno Jesus, como VAR Bruno Esteves e como assistente (AVAR) Miguel Nogueira.

Recorde-se que, em 19 de abril último, as duas federações anunciaram a ação, tendo em vista a aquisição de experiência internacional e a evolução do setor nos dois países.