Para dar cumprimento à legislação em vigor no âmbito da Cibersegurança, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra abraçou um projeto conjunto que visa dar uma resposta pragmática às exigências legais.

O lançamento desta iniciativa realizou-se hoje, com uma reunião entre os 19 Municípios, no sentido de dar a conhecer as ações previstas e calendarizar os próximos passos.

A operação prevê a visitação de assuntos de ordem técnico-organizativa, como são os casos Responsável de Segurança e Ponto de Contacto Permanente, estando também prevista a produção de vários documentos (Lista de Ativos expostos à internet, Inventário de Ativos, Relatório Anual, Análise de Risco, Relatório Maturidade, Plano de Segurança, Auditoria, Política de Segurança, Política e Processo de Backups e Reposição, Política de Gestão de Incidentes, Planos de Ação), que visam definir estratégias, responsabilidades e modelos procedimentais de ação.

Para além desta produção documental, que obriga a uma exigente análise às infraestruturas e ativos existentes, o plano de trabalhos prevê também a realização de várias ações de sensibilização/formação que pretendem contribuir para a literacia digital. Estas ações serão dirigidas quer a utilizadores “usuais” de meios informáticos, quer a equipas de TI responsáveis pela gestão de equipamentos e de infraestruturas.

Recorde-se que o impacto que a tecnologia tem nas organizações e na sociedade é matéria que está na agenda diária da CIM Região de Coimbra, sendo fundamental a necessidade de ser convenientemente tratada. Os recentes ataques informáticos a instituições em Portugal são exemplo disso, sendo necessário adotar procedimentos e estratégias que confiram às entidades maior robustez no que respeita segurança no ciberespaço.