Quinze distritos de Portugal continental e os grupos ocidental e central dos Açores continuam, esta terça-feira, sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, e ocasionalmente acompanhada de rajadas de vento fortes, associadas ao ciclone extratropical Danielle. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este cenário deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de quarta-feira, como refere a meteorologista Ângela Lourenço:

Ainda assim, o aviso amarelo vai manter-se em vigor até amanhã, nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga. No sentido de prevenir acidentes, a Proteção Civil pede especial atenção a estruturas que se possam soltar com o vento, à possibilidade de quedas de árvores e cuidado na circulação e permanência junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Entretanto, a chuva forte e o vento que se fizeram sentir nas últimas horas deixaram um rasto de destruição no concelho de Manteigas, no distrito da Guarda. Em declarações à Antena 1, o presidente da Câmara, Flávio Massano, dá conta dos estragos, todos na freguesia do Sameiro:

De recordar que as encostas da serra da Estrela estão desprotegidas devido aos incêndios deste verão.