O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinala o Dia Mundial da Saúde com o lançamento do “Manual de Apoio para Migrantes-Acessos a Cuidados de Saúde”, traduzido para a língua ucraniana, com a finalidade de facilitar o acesso ao sistema de saúde, no distrito de Coimbra e no CHUC, aos cidadãos ucranianos, recém-chegados.
Este Manual resulta de um projeto do Grupo “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem” do CHUC que, considerando o contexto migratório atual em toda a Europa, concebeu o projeto “Promoção da Literacia em Saúde dos Migrantes Ucranianos (recém-chegados)”, cujos objectivos consistem em facilitar o acesso destes cidadãos ao sistema de saúde e promover a literacia em saúde, contribuindo, assim, para uma melhor integração no nosso País.
O projeto conta com a colaboração de um conjunto de serviços do CHUC tais como, o Serviço Social, o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa e o Voluntariado, com especial relevância para um conjunto de profissionais do CHUC, de nacionalidade ucraniana, que imediatamente se voluntariaram para mediar a comunicação entre os profissionais de saúde e os cidadãos ucranianos, sempre que essa necessidade se venha a verificar.
Tendo por base a definição da Organização Mundial da Saúde, a “saúde não se refere apenas à ausência de doença, mas sim a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Também este projeto pretende ir mais além na sua abrangência e envolver
outras áreas da comunidade e estabelecer parcerias com instituições tais como a Segurança Social, os Cuidados de Saúde Primários, o Setor Social e as Autarquias, com o objetivo de, em conjunto, podermos cooperar para uma integração mais inclusiva destes cidadãos. O “Manual de Apoio para Migrantes _ Acessos a Cuidados de Saúde” encontra-se disponível nas redes sociais do CHUC (https://www.facebook.com/chuc.oficial/) e no site.