A vacinação de crianças e jovens dos 12 aos 15 anos arrancaram este sábado. Até às 11:45 já tinham sido vacinados com a primeira dose contra a covid-19 45 mil. Para todos o fim de semana estão agendados 110 mil jovens.

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo diz-se orgulho pela afluência e acredita num número de vacinados superior ao esperado, até porque há modalidade Casa Aberta para não inscritos.

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde, e atualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

A toma da segunda dose da vacina vai decorrer no fim de semana de 11 e 12 de setembro. Assim, os jovens entre os 12 e os 15 anos terão completado o processo de vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.