Cerca de 100 pessoas foram detidas este ano pelo crime de incêndio florestal, revelou o ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita referiu que  a Guarda Nacional Republicana fez 42 detenções e a Polícia Judiciária 59:

O governante destacou, ainda, que cerca de um terço dos incêndios que deflagraram este ano estiveram relacionados com a ação humana negligente:

Em declarações aos jornalistas após uma reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Eduardo Cabrita deixou um apelo aos portugueses:

Este ano foram detidas cerca de 100 pessoas pelo crime de incêndio florestal. A Guarda Nacional Republicana fez 42 detenções e a Polícia Judiciária 59.