Internacional português foi o homem do jogo com dois golos que resolveram o jogo e o colocaram mais perto do recorde mundial de Ali Daei.

Portugal não tremeu e, esta terça-feira, venceu na deslocação ao terreno da Suécia, por 2-0, em encontro a contar para a segunda jornada do grupo 3 da Liga das Nações.

Cristiano Ronaldo brilhou no encontro e marcou os dois golos que deram a segunda vitória em outros tantos jogos já realizados na competição.

Suécia por cima no início, lusos adormecidos

Depois de uma excelente exibição diante da vice-campeã mundial Croácia, esperava-se que a formação orientada por Fernando Santos entrasse a dominar o encontro, mas foi algo que não aconteceu. Os suecos foram mais imponente nos primeiros minutos e poderiam ter sido os primeiros a abrir o marcador em Solna com algumas iniciativas anuladas pela defesa portuguesa.

A primeira oportunidade para os lusos aconteceu aos 20 minutos e através de Pepe. Cruzamento de Bernardo Silva, que saiu lesionado na sequência deste lance, Danilo não chega para o cabeceamento e o defesa central do FC Porto falhou o desvio por centímetros.

O jogo começava a equilibra-se e quem também começava a aparecer no encontro era Cristiano Ronaldo, que já havia brilhado neste mesmo estádio no apuramento para o Mundial 2014. Aos 26 minutos, e depois de um canto de Bruno Fernandes, o capitão disparou de primeira para uma defesa de Olsen com os pés.

Ronaldo esteve novamente perto de abrir o marcador em Solna aos 39 minutos, mas o melhor momento da primeira parte estava reservado para o minuto 45. Svensson viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho por uma falta dura sobre Moutinho à entrada da área.

Chamado a converter o livre, Cristiano Ronaldo, que esteve em dúvida até à hora do encontro, fez questão de esclarecer que se encontrava em excelentes condições ao disparar um livre direto colocadíssimo que não deu hipóteses a Robin Olson. Foi o centésimo golo do capitão com a camisola da Seleção Nacional, marca que o colocou ainda mais perto do recorde mundial de Ali Daei.

O segundo tempo mostrou uma Suécia a procura de conseguir igualar o marcador, ainda que com um jogador a menos. Depois de minutos iniciais algo equilibrados, a equipa portuguesa apareceu por cima no encontro e foi nessa altura que o atual campeão em título da Liga das Nações chegou ao segundo no encontro.

Corria o minuto 72 quando Cristiano Ronaldo, quem mais, voltou a brilhar na Friends Arena. Grande passe de Cancelo a desmarcar Félix. O avançado do Atlético de Madrid colocou no capitão que disparo colocado sem hipóteses para Olson. Era o 101.º golo do capitão com a camisola de Portugal, colocando-se a oito do já referido recorde de Ali Daei.

Até final, o terceiro esteve muito perto. João Félix, em duas ocasiões, esteve perto de voltar a marcar pela Seleção. Primeiro, a passe de Bruno Fernandes, o avançado falhou por centímetros a baliza. Depois, e à entrada da área, o ex-Benfica atirou colocado, mas Robin Olsen estirou-se para evitar o golo.

Com este resultado, Portugal lidera o Grupo 3 da Liga A desta competição com seis pontos, os mesmo que a França, que venceu esta noite em casa a Croácia.

Momento do jogo: Grande livre de Cristiano Ronaldo em cima do apito para o intervalo e que desbloqueou o encontro. Foi o centésimo golo do português com a camisola da equipa nacional.