A exposição temporária “Chegar à boca da noite”, patente no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) até ao dia 22 de agosto, convida o público escolar e geral a participar em oficinas educativas e visitas especialmente vocacionadas para a promoção da “literacia artística”. O programa pedagógico disponibiliza oito oficinas temáticas e visitas orientadas à exposição, disponíveis de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévio através do telefone 239828052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.

O CACC passou a disponibilizar, na sua programação regular, ações de serviço educativo, na perspetiva de promover o domínio da “literacia artística”, desenvolvendo a criatividade, o sentido crítico e estético e a formação de novos públicos na área da arte contemporânea.

A programação relaciona-se com a exposição temporária patente no espaço, “Chegar à boca da noite”, a qual converge com a temática (“meia-noite”) do Anozero 21’/22 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. São exibidas obras de dezanove artistas, selecionados a partir da Coleção do Estado (em depósito no CACC), da Coleção do Município de Coimbra, da Coleção de Fotografia Contemporânea do NOVO BANCO e da Coleção ER (Coimbra).

As oficinas temáticas são dirigidas ao público escolar (do ensino pré-escolar ao secundário) e ao público em geral para o qual a oferta recai, também, em visitas orientadas à exposição.

Com uma abordagem adaptada às diferentes faixas etárias, seis temáticas são comuns às duas tipologias de público: “Lugares secretos na Floresta”, a partir da obra de João Jacinto; “Variações cromáticas/ Variações formais”, a partir da obra Alinhamentos de Pires Vieira; “Variações e Suspensões”, a partir da obra de Ana Rito, Rui Chafes e Sarah Jones; “Parar, pensar e sonhar”, a partir da obra de Gregory Crewdson; “Eu na árvore”, a partir da obra de Sarah Jones; e “Duchamp também joga”, a partir da obra de Carlos Correia. 

O público em geral usufrui, ainda, de mais duas ofertas, além das já mencionadas. São elas as oficinas “Sustentabilidade / suportabilidade”, a partir da obra de Sarah Jones, e “Duchamp e eu – Make your move”, a partir da obra de Carlos Correia.

Os interessados em aderir às diversas ações, disponíveis de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 (realizadas com cadência de uma hora), podem fazê-lo mediante marcação prévia para o telefone 239828052 ou para o e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt 

O serviço educativo paralelo à exposição exibida no CACC relaciona-se com o público através de uma aproximação com recurso a diferentes dinâmicas, designadamente, à utilização de kits didáticos. Para as escolas, o conteúdo dos kits disponibilizados no equipamento cultural está ajustado às diferentes idades e a atividade educativa tem acompanhamento de um monitor. Já o público em geral, além das visitas orientadas, poderá recorrer aos kits correspondendo às tarefas aí propostas e partilhando, posteriormente, com o CACC os seus resultados.

“Chegar à boca da noite” pode ser visitada junto ao Arco de Almedina (n.º 11), de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, ao sábado e ao domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra à segunda-feira e feriados.