A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra vai acolher várias iniciativas nas tardes dos dias 27, 28 e 29 de maio. A programação está integrada no “Epicentro”, um evento anual produzido pela Blue House que se foca nos artistas e nas expressões culturais da Região Centro, tendo Coimbra enquanto polo aglutinador.

Na próxima sexta-feira, sábado e domingo, a Casa da Escrita, situada na rua João Jacinto, na Alta de Coimbra, vai acolher uma série de iniciativas que encerram a segunda edição do “Epicentro”. Uma mostra cultural de criadores da Região Centro, que está de volta depois da primeira edição, em 2019, e de um interregno de dois anos devido à pandemia da COVID-19.

A decorrer desde o passado dia 02 de abril, em vários espaços da cidade, os últimos dias do “Epicentro” passam pela Casa da Escrita e são, por isso, dedicados à palavra, em várias formas literárias e cruzada com outras artes, como a música e o teatro, através da leitura musicada e encenada. 

Na sexta-feira, dia 27, pelas 17h30, vai ser apresentado o livro “Uma Cena ao Centro”, de autoria de Pedro Miguel, que vai marcar presença na sessão de apresentação. Segue-se, às 19h00, um concerto de apresentação do disco “Goela Hiante”, a cargo de Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu.

Já a tarde de sábado será preenchida por três iniciativas. A primeira tem início pelas 15h00 e consta da apresentação das Edições Escafandro pelos seus mentores, Rita Nabais e Nuno Matos Valente. Às 16h30 Afonso Cruz protagoniza uma leitura musical seguida de um concerto por Rita Dias, às 18h00.

Por fim, no domingo, dia de encerramento do festival, a programação estende-se das 15h00 às 18h00, arrancando com uma leitura encenada do livro “Laboratório de Escrita para Teatro”, de Sónia Ferreira e Ricardo Correia, e um momento de leitura gestual de Signa Poesis (16h00). A estas iniciativas segue-se um momento de leitura musical, por Rita Joana e Alex Lima, pelas 17h00, e a apresentação de uma performance teatral que será protagonizada por Bruno dos Reis e João Tarrafa.

O “Epicentro” integrou mais de meia centena de eventos que contaram com a participação de cerca de cem artistas, provenientes de seis distritos da região Centro: Coimbra, Leiria, Aveiro, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

Além da Casa da Escrita, a programação dinamizou diversos espaços culturais em Coimbra: o Centros de Artes Visuais, o Grémio Operário de Coimbra, o Teatro da Cerca de São Bernardo, a Praça do Comércio, a Casa do Cinema de Coimbra, o Seminário Maior de Coimbra, o Salão Brazil, o Centro Cultural Penedo da Saudade e a Casa da Esquina. Por lá passaram concertos, showcases, DJ sets, a exibição de documentários, leituras, visitas guiadas, exposições, oficinas, performances, uma feira de discos e livros e várias mesas redondas sob temáticas centradas na criação e a programação cultural na Região Centro.