Casa Branca confirma dissolução discreta do DOGE, projeto de Trump e Elon Musk

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado por Donald Trump no início do seu segundo mandato e entregue a Elon Musk com o objetivo de cortar custos e aumentar a eficiência da administração norte-americana, foi discretamente dissolvido meses antes do previsto. A confirmação chegou através de um alto responsável da Casa Branca, citado pela agência Reuters, que afirmou de forma taxativa: “Isso não existe”.

O organismo, que tinha mandato até julho do próximo ano, foi criado através de uma autorização especial que concedia ao empresário competências inéditas sobre estruturas governamentais, mas enfrentou críticas e ações judiciais desde o primeiro dia. A dissolução, agora admitida, surge sem anúncio oficial por parte de Trump.

Scott Kupor, responsável pela gestão de pessoal da Casa Branca, esclareceu que o DOGE “já não é uma entidade centralizada”, adiantando que as suas funções foram integradas noutras estruturas federais, tal como os cargos de direção e os funcionários associados ao departamento.

Embora Donald Trump nunca tenha reconhecido publicamente o fim do organismo, refere a Reuters, o Presidente norte-americano já se referia ao DOGE no passado há várias semanas, alimentando rumores sobre o desaparecimento da iniciativa que, em maio, ainda motivava reuniões com Elon Musk na Casa Branca.

A dissolução marca o fim de um dos projetos mais controversos do atual mandato, inicialmente apresentado como um mecanismo inovador para remodelar a máquina governativa dos Estados Unidos.

0