A campanha de vacinação de outono contra a covid-19 e a gripe poderá já incluir as vacinas adaptadas à variante Ómicron do SARS-CoV-2, caso os ensaios clínicos o permitam, estas são informações avançadas hoje pela Ministra da Saúde, Marta Temido.

Frisando não querer “nem condicionar nem precipitar” as análises necessárias, a ministra vincou que caso seja possível a campanha de outono será feita “com base nessas vacinas”.

A Ministra referiu que Portugal está envolvido no processo de compra das vacinas adaptadas, que a Agência Europeia dos Medicamentos anunciou na quinta-feira poderem ser aprovadas em setembro.

Quanto ao processo de vacinação da quarta dose para os idosos, e depois de terem sido atingidos, no sábado, 200 mil vacinados, o objetivo “é ter este grupo vacinado o mais depressa possível, e garantidamente neste mês”.

Marta Temido a falar sobre o plano de vacinação disse ainda que esta semana será apresentado “o nosso foco para o futuro”, ou seja, “a apresentação do plano de vacinação para o outono”.