A câmara de Penacova acolheu uma reunião entre a APA/ARHC – Agência Portuguesa do Ambiente (Administração da Região Hidrográfica do Centro), as Juntas de Freguesias de Lorvão e de Penacova, os operadores económicos de atividades fluviais no rio Mondego (canoagem e afins) e as populações ribeirinhas (em especial, das localidades da Rebordosa, da Ronqueira e da Carvoeira).

A reunião teve como principal objetivo a apresentação da obra em curso para consolidação das margens do Mondego, da responsabilidade da APA/ARHC. Estiveram presentes o diretor da APA/ARHC, Nuno Bravo, o presidente da câmara, Álvaro Coimbra, o Vereador das Obras Municipais, Magalhães Cardoso, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Penacova e de Lorvão, o Diretor e um Chefe de Divisão da ARHC, Engenheiros Nuno Bravo e Emídio Barros, representantes de todos os operadores económicos e muitos cidadãos das referidas localidades.

A reunião foi muito participada, tendo sido formuladas algumas observações e recomendações relativas à intervenção em curso e a aspetos envolventes, como a drenagem de águas pluviais na Ronqueira, a reposição dos caminhos marginais, a consolidação da margem direita do Mondego, junto à Rebordosa e o estado atual do açude de Louredo.

A intervenção no montante de 365 mil euros, com apoio financeiro do PEES – Plano de Estabilização Económico e Social, pretende recuperar um troço de rio entre os açudes da Carvoeira e Louredo, numa extensão aproximada de 435 metros. A obra consiste no corte e remoção do material vegetal existente no leito do rio, proteção da margem esquerda com enrocamento, incluindo a reposição do caminho marginal.