- Distinguida pela segunda vez com a Bandeira de Mérito Social
- Cerimónia contou com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
- Distinção atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi novamente galardoada com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES).
O reconhecimento foi feito no âmbito da I Gala de Mérito Social da ANGES, que se realizou no passado dia 25 de março, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, e que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.
De acordo com a ANGES, “Oliveira do Bairro oferece uma ampla gama de serviços e programas dedicados ao apoio da população sénior, promovendo um envelhecimento ativo e saudável”. Ainda segundo esta associação, “este prémio reflete o esforço contínuo de Oliveira do Bairro na valorização e inclusão da população sénior, reafirmando o seu compromisso com políticas sociais inovadoras e eficazes”.
De referir que a autarquia oliveirense já tinha sido reconhecida com o mesmo galardão em 2022.

Das 532 candidaturas apresentadas ao prémio Bandeira de Mérito Social, oriundas de todo o país, um painel de peritos de várias nacionalidades reconheceu 158 entidades, entre Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e associações que implementam boas práticas na área do desenvolvimento social e da inclusão.
Criada em 2022, a Bandeira de Mérito Social é atualmente um dos mais prestigiados galardões em Portugal.
De acordo com o regulamento, esta distinção pode ser atribuída a organizações que se destaquem na promoção do bem-estar e do desenvolvimento social, assim como na implementação de práticas que minimizem a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social.
O reconhecimento pode ainda ser concedido, por decisão da Direção da ANGES, a entidades que, de forma altruísta e desinteressada, colaborem com os objetivos da associação.