O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, revelou esta terça feira, na sessão de abertura das II Jornadas Fernando Namora, que a autarquia vai fornecer os livros de fichas ao 1º ciclo, medida que executa desde 2014, e uma anuidade da Escola Virtual – Plataforma Educativa Digital da Porto Editora a todos os alunos desde o pré-escolar até ao 12º ano.

“A oferta das fichas é uma medida que complementa a política de gratuitidade dos manuais escolares que são assegurados pelo Ministério da Educação, permitindo reforçar a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares. Para além disso, e considerando que a Educação vive um tempo de transformação, entendemos que seria uma mais valia oferecer uma anuidade na plataforma Escola Virtual para que os nossos alunos possam ter acesso a um conjunto vasto de recursos digitais de natureza educativa”, destacou Nuno Moita.

O presidente da autarquia e a vereadora da Educação, Ana Manaia, estiveram presentes nas II Jornadas Fernando Namora, promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, com o apoio da Câmara de Condeixa, assinalando a abertura do novo ano letivo 2022/2023.

Este ano as jornadas, que contaram com 140 participantes, incluíram um programa dirigido a pessoal docente e não docente e ainda uma sessão para a comunidade educativa (pais e encarregados de educação, famílias).

Com diferentes painéis sobre os mais variados temas ligados aos desafios da Educação, as II Jornadas Fernando Namora contaram com a presença de diversos especialistas, pais, professores, alunos e pessoal não docente.

A vereadora Ana Manaia moderou o painel “Ouvir a escola: perceções de alunos, famílias e professores sobre boas práticas” com a participação de Ana Taborda, coordenadora do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), Maria da Nazaré Monteiro, professora do 3º ciclo e secundário, Maria da Luz Pedrosa, professora do 1º ciclo, José Castanheira, pai e encarregado de educação e de Margarida Figueiredo, estudante.