A Câmara Municipal (CM) de Coimbra concluiu recentemente a intervenção de melhoria das transversais da rua Cidade de São Paulo, em Monte Formoso, no âmbito da “Empreitada de Conservação Corrente de Rede Viária – Lote 3”, adjudicada à empresa Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA. Uma obra já há muito reclamada pelos moradores, uma vez que estes arrumamentos se encontravam já bastante degradados devido às deformações e aos abatimentos do terreno que aconteceram ao longo dos últimos anos, provocados por problemas de drenagem de águas pluviais.

As transversais da rua Cidade de São Paulo foram alvo de uma intervenção no âmbito da ampla operação de conservação da rede viária do concelho. Os arruamentos, que não têm saída e que servem de estacionamento e de acesso a imóveis de habitação, encontravam-se com várias patologias ao nível dos pavimentos, com algumas zonas junto aos muros de suporte abatidas, zonas de passeios com lajes de betão partidas e afundadas e um muro de suporte com várias fissuras. Estas patologias deviam-se, sobretudo, a problemas de drenagem de águas pluviais. Esta intervenção tem sido reclamada pelos moradores nos últimos anos. 

A intervenção, com um custo aproximado de 55 mil euros, passou, então, pela demolição do muro danificado e execução de um novo muro em betão armado; execução de geodreno no tardoz do muro; reparação dos sistemas de drenagem existentes, ajustes de cotas e execução de sumidouros complementares; levantamento e substituição do lancil guia de sobrelevação das zonas de estacionamento por lancil rampeado; e a colocação de um tapete em betão betuminoso. 

Recorde-se que esta intervenção se enquadra na ampla operação de requalificação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a 5 milhões de euros. O objetivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.