Foi aprovada na reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, dia 22 de maio, a atribuição do apoio financeiro de 4.631,25 euros à Plataforma PAJE – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos, através da celebração de um Contrato-Programa de Desenvolvimento Social, de modo a comparticipar a atividade desenvolvida por esta associação, única em Portugal no apoio a jovens que cresceram em Casas de Acolhimento.

A Plataforma PAJE – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos é uma associação sem fins lucrativos, com sede em São Martinho do Bispo, que tem o propósito de orientar, apoiar e formar jovens e adultos com vivência de acolhimento residencial, promovendo uma autonomização bem-sucedida, transições favoráveis e inclusão social. A Plataforma PAJE desenvolve atividade, desde 2016, tendo já dado resposta a 362 pedidos de ajuda, sendo a única entidade em Portugal que se dedica a apoiar jovens que cresceram em Casas de Acolhimento. 

O apoio financeiro de 4.631,25 vai permitir que Coimbra continue a disponibilizar à população, nomeadamente aos jovens ex-acolhidos, respostas e serviços especializados direcionados para a inclusão social e laboral. As respostas disponibilizadas pela instituição possibilitaram aos jovens ex-acolhidos diversos níveis de serviços, nomeadamente financeiro, documentação, medicação, transporte, entres outros.