A Câmara Municipal (CM) de Coimbra analisou e aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta de apoio financeiro pontual de 1.500 euros à atividade cultural da associação Asas à Imaginação. Recorde-se que as associações podem apresentar candidaturas ao apoio financeiro municipal à atividade pontual para 2022 até ao dia 30 de setembro.
A CM Coimbra continua a financiar iniciativas e projetos culturais específicos e a apoiar o desenvolvimento de atividades culturais, contribuindo para manter o grande dinamismo dos agentes no município.
No âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, a autarquia vai apoiar a associação Asas à Imaginação, conhecida na cidade como Academia de Música de Coimbra, que efetuou uma candidatura para a realização do projeto “O meu Olhar”.
Os serviços municipais justificam que este se apresenta “bem estruturado no que diz respeito à descrição, objetivos e justificação do programa”, propondo a atribuição de uma verba de 1500 euros. “Este projeto junta três entidades da cidade de Coimbra: o Diário de Coimbra, o Seminário Maior de Coimbra e a associação Asas à Imaginação para dar a conhecer, de um modo especial, diferentes personalidades ligadas à cidade e à região de Coimbra”, explicam os serviços municipais, prosseguindo que “este programa prevê, portanto, a realização de algumas parcerias com outras entidades, promovendo relações com outros agentes culturais da cidade e da região e fomentando o envolvimento das populações”.
“O projeto tem como objetivo principal a produção de conteúdos apelativos para o público em geral, como meio para a criação de hábitos culturais, dando a conhecer à população da região e da cidade de Coimbra as suas personalidades, pensadores e artistas, contribuindo para a dinâmica artístico-cultural do município, facto que vem consubstanciar o interesse público municipal do projeto”, acrescenta a informação técnica, concluindo que “em suma, esta iniciativa tem um caráter diferenciador uma vez que apresenta ao público da cidade e da região conteúdo original, abordando várias áreas distintas da sociedade civil, designadamente a saúde, a política, a literatura, procurando a formação de novos públicos, estimulando a criatividade e análise crítica, promovendo a criação de novos hábitos e reflexões culturais”.
O projeto define como prazos e fases de execução a gravação das entrevistas de 06 de junho a 30 de novembro e a transmissão dos programas de 13 de junho a 31 de dezembro.
A associação Asas à Imaginação tem na Academia de Música de Coimbra o expoente do desenvolvimento artístico e cultural. O seu objetivo passa por conceber, organizar, desenvolver, implementar e divulgar projetos culturais, sociais, artísticos e pedagógicos no âmbito transdisciplinar e intercultural da cidade, promover atividades a nível local envolvendo alunos, professores, artistas e comunidades diversificadas, tendo como prioritárias as seguintes linhas de orientação: promoção da intervenção social através da arte, nomeadamente no espaço público da cidade de Coimbra e promoção da educação informal no âmbito artístico e musical.
Recorde-se que os agentes culturais interessados podem apresentar candidaturas ao apoio financeiro municipal pontual ao associativismo cultural até às 17h00 de dia 30 de setembro de 2022, sendo que a candidatura deve ser efetuada com um mínimo de 45 dias de antecedência relativamente à data da iniciativa ou do projeto para o qual é solicitado o apoio.
As candidaturas aos apoios financeiros municipais são dirigidas aos agentes culturais legalmente constituídos, com finalidade não lucrativa, que prossigam fins de interesse municipal em Coimbra e estejam inscritos no Registo Municipal de Agentes Culturais. As candidaturas aos diversos apoios, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, devem ser submetidas através da plataforma informática disponibilizada pela autarquia e acompanhadas por um conjunto de documentos elencados nos avisos de abertura de candidaturas. Serão, depois, analisadas, validadas e avaliadas pelos serviços municipais, segundo os critérios estabelecidos nos respetivos avisos, que são idênticos aos anos anteriores.