O Município de Arganil, Coimbra, viu aprovada a candidatura designada “Compostar é reciclar” submetida ao POSEUR.

O projeto consiste em implementar um sistema de compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho, como forma de valorização dos bioresíduos, contribuindo assim para a diminuição do peso dos resíduos urbanos biodegradáveis nos resíduos indiferenciados depositados em aterro.

A iniciativa visa abranger 500 casas, que receberão gratuitamente 500 compostores domésticos. Serão também distribuídos compostores pelas 9 Escolas do concelho, por 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social e pelos serviços de espaços verdes do próprio Município.

Para além da vertente doméstica, é também pretendida a implementação de um sistema de compostagem comunitária na Benfeita, que integra a Rede das Aldeias do Xisto.

Complementarmente, a operação prevê uma vertente de informação, divulgação e sensibilização, que permitam dotar o público-alvo dos conhecimentos necessários para a prática da compostagem doméstica, aplicação do composto e sua ligação à agricultura e às hortas familiares.

Esta operação é cofinanciada pela União Europeia, através do Fundo de Coesão e do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com um investimento total que ronda os 61 mil euros, 50 mil dos quais comparticipados pelo Fundo de Coesão.