O calor vai começar a apertar já esta quinta-feira. No entanto, é para sábado que se prevê o início de uma nova onda de calor, a terceira deste verão. Serão pelo menos seis dias consecutivos com temperaturas cinco graus acima da média para a época. O tempo quente vai afetar sobretudo as regiões do interior Norte e Centro, como referiu, à Antena 1, Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:

Com as temperaturas a subirem até aos 40 graus, a Proteção Civil alerta a população que é necessário observar alguns cuidados a ter, sobretudo com as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças e doentes crónicos. Assim, deve evitar-se a exposição ao sol, nas horas de maior calor; devem ingerir-se muitos líquidos, sobretudo água ou sumos naturais; devem usar-se roupas frescas e chapéu e, até em casa, há medidas que devem ser adotadas, como recorda o coordenador da Proteção Civil Municipal de VN Poiares, Luís Sousa:

Algumas das recomendações da Proteção Civil, não só a nível dos cuidados a ter com o uso do fogo, mas também para evitar problemas de saúde, numa altura que está a chegar a terceira onda de calor deste Verão. A partir de sábado e, pelo menos, durante seis dias, esperam-se temperaturas entre 35 e 40 graus.