O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) vai ‘abrir as portas’ dos bastidores ao público e mostrar o outro lado do espaço expositivo, através do projeto de dinamização de atividades lúdico-pedagógicas “De Portas Amplamente Fechadas”. Um projeto destinado ao público geral e escolar, com sessões que contam com um mínimo de cinco participantes e um máximo de 25, e que se realiza de terça a sexta-feira nos períodos de encerramento e de preparação de exposições no CACC. Os interessados podem inscrever-se através dos telefones 239 828 052 e 239 840 754 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt 

O projeto chama-se “De Portas Amplamente Fechadas”, vai decorrer nos períodos de preparação de exposições no CACC, e tem como objetivo ‘abrir as portas’ dos bastidores ao público e mostrar o outro lado do espaço expositivo. A ideia é, pois, possibilitar que o público contacte com todo o aparelho que envolve a montagem e a desmontagem de uma exposição e permitir que experimente o espaço expositivo com outras dinâmicas, na sua maioria desconhecidas, de forma a aproximá-lo dos agentes intervenientes. Os participantes poderão, assim, perceber as diferentes fases de montagem e desmontagem de uma exposição, a iluminação do espaço expositivo, a colocação de tabelas, a diferença entre o espaço vazio e ocupado e tudo o que a preparação de uma exposição envolve. 

O projeto prevê a realização de quatro atividades: “Um Outro Eu” (atelier fotográfico de cosplay – a interseção das duas exposições), “Eu e o Meu Chapéu” (atelier de desenho de modelo humano – “A Pose”), “Desenhos Gigantes – Eu numa Folha” (exercícios de expressão plástica dirigidos, exclusivamente, ao pré-escolar) e “Artsketchers” (oficina de desenho assistido, que se realiza no quarto sábado de cada mês, independentemente do CACC estar, ou não, aberto ao público). 

As propostas passam por exercícios curatoriais na criação de layouts de exposição (através do manuseamento de cópias de imagens das obras a expor e desenvolvimento do respetivo discurso curatorial que fundamente as decisões tomadas) e exercícios de manuseamento e embalamento de obras (réplicas), cuidados a ter com diferentes tipos de matérias e preparação para transporte.
As atividades vão decorrer nos períodos de encerramento do CACC ao público e de preparação de novas exposições. Os interessados podem inscrever-se através dos telefones 239 828 052 e 239 840 754 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.