Sensibilizar os bombeiros para os temas da saúde ocupacional e fomentar a construção e a implementação de protocolos de segurança ocupacional no teatro de operações e no quartel são alguns dos objetivos do seminário “Intervenções AZMAT/Descontaminação”, que vai decorrer no próximo dia 25 de fevereiro, das 9h00 às 16h45, na Sala Mondego do Convento São Francisco (CFS). Um evento organizado pela Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores (CMBS) de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal, dirigido a bombeiros, elementos de Grupos de Intervenção e Proteção e Socorro (GIPS), sapadores florestais e outras entidades com interesse especial na temática. 

A CMBS de Coimbra vai levar a cabo, no próximo dia 25 de fevereiro, o seminário “Intervenções AZMAT/descontaminação” como o objetivo debater as doenças que surgem devido à exposição a substâncias contaminantes durante o combate a incêndios e estabelecer protocolos que promovam a redução ou mesmo o desaparecimento dessas doenças. O evento é dirigido a bombeiros, elementos do GIPS, sapadores florestais e outros interessados e a inscrição, obrigatória, deverá ser efetuada para o email: seminario.cbs@cm-coimbra.pt.

O encontro começa com a intervenção do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, às 9h15, e encerra com a intervenção do vereador responsável pelo pelouro da Proteção civil, Carlos Matias Lopes, às 16h30.

O seminário vai ser dividido em dois painéis. O primeiro, com o tema “A exposição a contaminantes no combate a incêndios”, tem início às 9h30, vai ser moderado por Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra (UC), e tem como oradores Maria Feio (INEM Porto), António Jorge (Faculdade de Medicina da UC) e Simone Morais (Instituto Superior de Engenharia do Porto). Já o segundo, sobre “A prevenção e segurança na saúde dos bombeiros à exposição dos contaminantes”, começa às 14h00, vai ser moderado pelo comandante Paulo Palrilha (CMBS Coimbra) e conta com a participação de Szymon Kokot (Serviço dos Bombeiros do Estado em Nidzica), José Antunes (CBS Coimbra), José Primo (CBS Coimbra), Cristina Colaço (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil | ANEPC) e Bruno Vaz (ANEPC).

Recorde-se que a CMBS de Coimbra tem, neste momento, mais de 100 operacionais que, devido às ações que desenvolvem no dia a dia, são expostos a riscos de contaminação. Este evento serve, também, para melhorar as condições de trabalho dos bombeiros e alargar o seu conhecimento sobre a exposição a matérias perigosas. 

Programa: 

09h00 – Abertura do Secretariado

09h15 – Sessão de Abertura |Presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva

I Painel – A exposição a contaminantes no combate a incêndios

Moderador – Xavier Viegas | Universidade de Coimbra (UC)

09h30 – Maria Feio| INEM Porto

10h00 – António Jorge | Pneumologista, Faculdade de Medicina da UC

10h30 – Intervalo para café

11h00 – Dra. Simone Morais, Instituto Superior de Engenharia do Porto

11h30 – Debate

12h00 – Almoço livre

II Painel – A prevenção e segurança na saúde dos bombeiros à exposição de contaminantes

Moderador – Paulo Palrilha | Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) de Coimbra

14h00 – Szymon Kokot | Deputy District Fire Chief, Nidzica

14h45 – José Antunes | CBS Coimbra

14h45 – José Primo | CBS Coimbra

15h15 – Intervalo para café

15h45 – Cristina Colaço | ANEPC 

16h00 – Bruno Vaz | ANEPC

16h15 – Debate

16h30 – Sessão de Encerramento | Vereador da CM de Coimbra | Carlos Matias Lopes