Em junho, às habituais sessões “Horas do Conto”, que integram a programação regular dirigida aos mais pequenos, a Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) junta, até 30 de junho, uma exposição evocativa de Eugénio de Andrade. Já no dia 14, o grupo de teatro Marionet apresenta, em estreia absoluta, o espetáculo “Rato de Biblioteca”, às 18h00, integrado centenário da BMC.

Na Biblioteca Infantil, sempre pelas 18h00, decorre em junho o programa para crianças dos três aos cinco anos (acompanhadas por um adulto): no 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com “Contos e mais Contos”; a 16 de junho, com “Os Contos do Coiote” e a 21 de junho, dando boas-vindas ao verão, com “Contos de Verão”. 

Já para as crianças com mais de seis anos, apresenta-se dia 30, também às 18h00, “Contos de Eugénio de Andrade”, homenageando os 100 anos do nascimento do poeta. Homenagem que se estende à exposição evocativa “Lembrando Eugénio de Andrade – A vida no poema”, que remete para a sua identidade, nomeadamente através da obra “Aquela nuvem e outras”, prestando homenagem ao poeta no ano do centenário do seu nascimento. 

Ainda no universo infantil, a Biblioteca recebe mais uma sessão, dia 9, às 18h00, da “Comunidade dos Pequenos Leitores”, para crianças dos seis aos 10 anos, com a contadora de histórias Luísa Rosmaninho. 

No âmbito das comemorações do centenário da BMC e do Dia Mundial da Criança, realiza-se no próximo domingo, dia 4 de junho, no Parque Verde do Mondego, junto à Biblioteca Jardim Ler ao Cubo, o Mercado de Trocas, em colaboração com a Casa da Esquina. 

Dia 14 de junho, às 18h00, vai ter lugar, também numa ação integrada no centenário da Biblioteca, em estreia absoluta, o espetáculo “Rato da Biblioteca”, pelo grupo de teatro Marionet. Resultado de uma caminhada pelas instalações da biblioteca, que levou a Marionet a corredores onde nenhum rato se tinha aventurado antes, “Rato de Biblioteca” é um espetáculo para toda a família, expressamente concebido para o espaço da BMC.

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da interseção artes performativas-ciência e promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, assim como participa em projetos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projetos de ciência participativa. Este espetáculo conta com o apoio Direção-Geral das Artes, Município de Coimbra, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Ilidio Design Cabeleireiros e Rádio Universidade de Coimbra.

De referir, ainda, que a participação nas Horas do Conto é gratuita, implicando inscrição prévia na Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil), via telefone 239702630 ou e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt – contatos disponíveis, também, para mais informações.

Recorde-se que a Biblioteca fica na Casa Municipal da Cultura, na rua Pedro Monteiro, e funciona no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das  10h00 às 19h30 e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.