A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebeu a doação do livro “Comentários ao profeta Ezequiel”, de Frei Heitor Pinto, impresso no século XVII. Apesar de não ser a obra mais conhecida do autor, trata-se de uma edição tardia impressa em Colónia (Alemanha), em 1615.

Sobre a importância desta doação, o Diretor Adjunto da BGUC, A. E. Maia do Amaral, destaca que «Frei Heitor Pinto foi uma pessoa que esteve ligada à Universidade de Coimbra, onde foi professor [de Escritura]. Foi um dos autores que teve maior voga na Europa, no seu tempo. Durante o século XVI era lido por toda a Europa». Acrescenta ainda que «é uma edição tardia desta obra exegética sobre o profeta Ezequiel, mas é uma obra que nós não tínhamos. Verificámos também que esta edição exata parece não existir em biblioteca nenhuma em Portugal».

A obra chegou à Biblioteca Geral da UC pelas mãos de Carlos Fortes, que a resgatou à porta de uma loja de artigos em segunda mão, em Leiden, na Holanda, no meio de outras obras prontas a ir para o lixo. O doador apercebeu-se de que tinha em sua posse uma peça relevante do património cultural português e decidiu doá-la à BGUC.