Rafa Silva e Kika Nazareth venceram os galardões Cosme Damião para Futebolista masculino e feminina do Ano do Benfica, entregues esta terça-feira. Por sua vez, os jovens defesas-centrais António Silva e Ana Seiça, de 19 e 21 anos, respetivamente, venceram os galardões Cosme Damião na categoria Revelação.

Filipa Patão, que orienta a equipa principal feminina, venceu o Galardão Cosme Damião para Treinador do Ano. A técnica, de 33 anos, agradeceu ao Benfica pela aposta no futebol feminino e partilhou o prémio com toda a equipa.

O prémio respeitante à categoria atleta de alta competição foi para Fernando Pimenta, um dos heróis olímpicos nacionais e um fenómeno da canoagem, que tem enchido de medalhas a história desportiva do nosso País. No momento em que recebeu o galardão, o canoísta fez questão de agradecer ao presidente do Benfica, Rui Costa.

Humberto Coelho, 72 anos, foi distinguido com o ‘Prémio Carreira’.

Na Gala que comemorou os 119 anos do Sport Lisboa e Benfica, foram ainda entregues os prémios ‘Homenagem’ a Fernando Chalana, a título póstumo e ‘Formação’, à equipa de futebol júnior, que conquistou a Youth League e a Taça Intercontinental sub-20.

Nas modalidades foi galardoado o Andebol e Diogo Ribeiro recebeu o prémio ‘Revelação’.

Em relação às Casas do Benfica, foi premiada a de Viseu. No seu discurso, o presidente do clube, Rui Costa, pediu união e imunidade ao “ruído que vem de fora”, numa alusão às últimas polémicas que envolvem o Benfica:

O apelo de Rui Costa, a noite passada, na Gala comemorativa dos 119 anos do Benfica, que decorreu na Aula Magna, em Lisboa, e onde foram entregues os prémios Cosme Damião.