O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo por causa do frio. As baixas temperaturas vão durar praticamente toda a semana. A descida nos termómetros está relacionada como um anticiclone localizado perto da Escandinávia que transporta ar mais frio para a Europa.

À RTP, Patrícia Gomes, do IPMA, avança as temperaturas para os próximos dias:

Numa nota publicada no site da Direção-Geral da Saúde, a autoridade nacional de saúde deixa algumas recomendações à população, destaque para a utilização de várias camadas de roupa, adicionando “luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado quente e antiderrapante”, “evitar a exposição prolongada ao frio e a mudanças bruscas de temperatura” e manter a hidratação, através do consumo de sopas e bebidas quentes.

Em casa, a DGS lembra a importância de “verificar o estado de funcionamento dos equipamentos” e garantir uma adequada ventilação das habitações se utilizar braseiras ou lareiras.

Na estrada, a adoção de uma “condução defensiva” é essencial, “uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo”.