O Executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia e técnicos da câmara de Penacova visitaram, nos últimos dias, um conjunto de empreitadas em curso no concelho, que representam um investimento global superior a quatro milhões de euros, tendo o presidente da autarquia, Álvaro Coimbra, manifestado particular satisfação por se antever, para breve, a reabertura ao trânsito da Rua Dr. Artur Coimbra, “uma importantíssima via de ligação ao centro da vila sede do município e ao comércio local e de extrema utilidade para os bombeiros”.

No âmbito das visitas, os autarcas penacovenses deslocaram-se ao futuro Canil/Gatil Municipal, às pavimentações na Freguesia de Carvalho, ao Centro Escolar da Freguesia de Figueira de Lorvão, à Casa das Artes Martins da Costa, à Casa do Monte – Oficina do Palito e ao Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão, entre outras.

O presidente Álvaro Coimbra salientou a necessidade de se “continuar a oferecer melhores condições de vida a toda a população penacovense, seja na rede viária ou na requalificação de espaços e infraestruturas”. O autarca considerou ainda ser “necessário analisar oportunidades de investimento, numa dinâmica que envolva a comunidade, percebendo as suas preocupações e as suas necessidades essenciais”. 

Para breve, estará a conclusão da empreitada do deslizamento de terras na Rua Dr. Artur Coimbra, uma via que permitirá restabelecer uma das ligações mais importantes ao centro da vila de Penacova, sobretudo para os bombeiros voluntários locais.

Durante a visita às referidas obras municipais, o autarca Álvaro Coimbra anunciou que está previsto o início, para breve, de mais obras um pouco por todo o concelho, destacando a requalificação da entrada na vila de São Pedro de Alva e respetiva zona envolvente.


“Foram detetadas questões por resolver em algumas empreitadas em curso, parte das quais radicam em obras que estiveram suspensas, na sequência do seu lançamento antes das eleições. Num momento especialmente difícil para as obras em geral – aumento de custos e escassez de mão de obra e de materiais -, a resolução dos problemas, em diálogo com os empreiteiros e os projetistas, é a linha que se pretende prosseguir”, afirmou o autarca.


O objetivo destas visitas por parte do novo Executivo municipal é o de perceber o ponto de situação das intervenções em curso, numa clara e forte alusão a uma política de desenvolvimento e proximidade.