Obras de desenho, pintura e escultura, da autoria de mais de 60 artistas da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), vão estar em exposição, entre os dias 6 e 9 de junho, no Bazar d’Sala, onde serão passados em revista 16 anos de atividade das artes plásticas da instituição.
A iniciativa será também uma oportunidade singular para adquirir as peças expostas e possibilitar aos visitantes contactar com os criadores – utentes que frequentam as aulas do Departamento de Artes Plásticas – no momento da criação. Para este efeito, o Bazar d’Sala vai estar aberto entre as 10H00 e as 19H00, coincidindo com o horário normal de funcionamento da Sala Multiusos da Quinta da Conraria, onde decorrerá.
A inauguração terá lugar no dia 6 de junho, pelas 10H00, com a presença de vários dos artistas representados e de responsáveis da APCC.
O Bazar d’Sala representa um convite para desfrutar da arte, mas igualmente para refletir sobre a constante utilização de conceitos como ‘arte inclusiva’ ou ‘artista com deficiência’ e como eles podem ser agentes de estigma e contribuir, na prática, para a exclusão. E para encarar a arte também como um instrumento de inclusão social, capaz de alterar normas e modelos e, dessa forma, contribuir para a evolução da Humanidade.
Parte das obras que farão parte desta exposição estão já disponíveis online, na página de Instagram ‘Artes Plásticas_APCC’ (www.instagram.com/artesplasticas_apcc), pelo que é possível proceder à respetiva reserva enviando uma mensagem para suzete.azevedo@apc-coimbra.pt.