Celebra-se hoje o Dia Mundial de Combate ao Bullying e de modo a assinalar esta data, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou uma nova campanha de sensibilização sobre violência online.

Esta campanha tem como mote “A violência online é real”, cujo objetivo de alertar para o aumento dos números da criminalidade neste espaço, particularmente as situações de ciberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens.

Segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), este tipo de criminalidade aumentou a sua expressão em tempos de pandemia, tendo em conta o aumento de tempo que as crianças e jovens passaram online.

Em 2020, a APAV contabilizou 27 denúncias de bullying e ciberbullying, no entanto esses números não correspondem à realidade nacional.

A Linha Internet Segura recebeu, por exemplo, em 2020 nove vezes mais denúncias de discurso do ódio online face a 2019 ano em que tinham sido recebidas 24.

Relativamente à partilha não consentida de imagens privadas (ameaças de partilha de fotos, devassa da vida privada, extorsão, etc.) foram feitos 260 contactos quando em 2019 tinham sido apenas 22.

Tendo em conta o crescimento da violência online, a APAV considera fundamental divulgar os canais pelos quais se pode obter apoio para as situações de crime ou violência, nomeadamente a Linha Internet Segura que está disponível para apoiar, através do número gratuito 800 21 90 90 (disponível das 08:00 às 22:00) e do email linhainternetsegura@apav.pt.

A campanha de sensibilização agora lançada foi desenvolvida criativamente por Filipe Meunier, em parceria com a APAV.