O programa de animação da vila termal do Luso começa com o Meajazz – Festival de Jazz da Mealhada, já este fim de semana (14 e 15 de julho), seguindo-se, em julho, Álvaro Cortez, NOISERV e o Bussaco Classical Fest – festival de Canto Lírico. Até finais de setembro, o programa inclui música, teatro, exposições e oficinas, a Feira do Mel,  do Pão e Doçaria Tradicional e as comemorações da Batalha do Bussaco, entre muitas outras propostas gratuitas.

“Este é um programa cultural com diversas características: procura ser atrativo e complementar a oferta termal, procura ser abrangente e diversificado, da música aos espetáculos e às atividades de natureza, procura dar resposta aos visitantes, mas envolvendo a comunidade local, com participação nos espetáculos e com a mostra de artes e produtos locais”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia, adiantando que o programa foi desenhado numa parceria da Câmara da Mealhada com a Junta de Freguesia do Luso e a associação Aquacristalina.

Julho começa com a sexta edição do Meajazz- Festival de Jazz da Mealhada, dias 14 e 15 de julho. O festival, com a curadoria de Pedro Galhoz, trará ao Luso nomes como Carmen Souza ou Kiko & the Refugees, Mad Nomad e Jonh Wolf. O festival conta ainda com a atuação do grupo Spice Jam e da animação de rua pelo grupo “Sons do Mondego”.

Logo a seguir, a 21 de julho, quase que numa extensão do festival, o Luso recebe Álvaro Cortez, pioneiro da percussão, em dois registos diferentes: numa masterclasse dirigida aos músicos do concelho, e depois em formato de concerto, numa parceria com a PjB Music Management. Vencedor de 19 prémios nacionais e internacionais, como Universal Marimba Competition, é aplaudido pelos seus atributos sonoros e técnicos, combinando a técnica meticulosa e a inteligência musical. Neste concerto a solo, traz um programa eclético, dinâmico e virtuoso.

 E a 22 de julho, o talentoso Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram “o homem orquestra”, sobe ao mesmo palco, no Parque do Lago do Luso. Depois do bem sucedido disco de estreia “One hundred miles from thoughtlessness” [2008], o EP “A day in the day of the days” [2010], o álbum “Almost Visible Orchestra”, que foi distinguido como melhor disco de 2013 pela Sociedade Portuguesa de Autores, Noiserv regressou em 2020 às edições discográficas com um trabalho escrito inteiramente em português. “Uma Palavra Começada Por N” assume um tom mais confessional que os registos anteriores e aproxima-se ainda mais do ouvinte através da sonoridade que sempre o caracterizou aliada à sua língua materna.

O final do mês, 28 e 29 de julho, está reservado à segunda edição do Bussaco Classical Fest – Festival de Canto Lírico. Com a chancela da Orquestra Clássica do Centro e de reputadíssimos cantores do Festival de Mascagni (Itália), a edição deste ano prestará tributo a Maria Callas, no primeiro dia, destacando-se, no segundo dia, a harpa de Beatriz Cortesão e a soprano Regina Freire, sob a direção do maestro Sergio Alapont.

Feira do Mel, do Pão e da Doçaria Tradicional

Em agosto, o destaque vai para a Feira do Mel e do Pão, de 12 a 15 de agosto, um certame que junta os melhores produtos endógenos – o mel e o pão – numa feira que inclui ainda artesanato e muita animação na Alameda do Casino, desde a imponência das filarmónicas aos ritmos de Miguel Silva, à animação de rua e ao teatro.

A história da Feira do Mel e do Pão remonta a 1983, quando um grupo de produtores locais de pão e mel decidiu organizar um evento para promover os seus produtos e celebrar a tradição da região. Desde então, a feira cresceu em popularidade e tornou-se um evento importante para a comunidade local e para visitantes de outras regiões de Portugal.

Durante a feira, os visitantes têm a oportunidade de experimentar o pão e o mel produzidos pelos produtores locais, bem como outros produtos regionais, como queijos, vinhos e doces. Também há atividades para crianças, apresentações musicais e outras atividades culturais.

O circuito artístico “Em casa como na rua” está de regresso e vai levar a música, a dança e o teatro às ruas da vila, num convite à população para sair à rua e integrar-se no espetáculo.

Batalha do Bussaco

Setembro é o mês da Batalha do Bussaco e esta efeméride tão importante para o território ganha relevo, com a realização da Feira Peninsular, dias 23 e 24 de setembro, e as comemorações oficiais, que contam com a organização do Exército Português, a 27 de setembro, realizando-se, na noite anterior o majestoso concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

O programa integra ainda roteiros turísticos, manhãs ativas, com a prática de diversas modalidades, teatro de rua, teatro para crianças, uma sunset party para famílias, iniciativas de poesia e o Dia da Tranquilidade com aulas como yoga, Tai chi e karaté ao ar livre, ou a Feira das Letras, de 15 a 17 de setembro.

Apresentamos um programa Cultural e Turístico que dignifica o Luso, que valoriza a vila e se enquadra nos seus atrativos: a natureza, a saúde e bem-estar, a promoção dos produtos endógenos. O programa é diversificado, abrangente e de acesso gratuito. Foi construído a pensar nas famílias e na integração do visitante na comunidade, pensando o Luso como destino termal e destino de experiências”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.