A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, 4 de abril, pelas 15h00, a cerimónia comemorativa do seu 16.º Aniversário, em que se assinala o empenhamento dedicado e valoroso de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.

Neste dia serão impostas condecorações com vista a homenagear todos aqueles que diariamente servem a causa pública, no domínio da proteção civil.

A cerimónia irá ser presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e contará com as presenças da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema de proteção civil.

A ANEPC foi criada a 1 de abril de 2007, em substituição do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, que havia resultado da fusão do Serviço Nacional de Proteção Civil com o Serviço Nacional de Bombeiros e a Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais.

Em 2012, a ANEPC viu as suas atribuições alargadas, aquando da extinção do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), integrando as respetivas competências nesta Autoridade. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil resultou, assim, da fusão e transformação de outros serviços, com histórias muito relevantes de serviço público, observando os melhores princípios de proteção e socorro aos cidadãos.