Amadora-Sintra abre inquérito a alegado abuso sexual de doente internada

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra abriu um inquérito interno ao alegado abuso sexual de uma utente de 42 anos, ocorrido no Hospital Fernando Fonseca, envolvendo outro internado, anunciou esta sexta-feira a instituição.

Segundo a PJ, o suspeito, um homem de 35 anos que se encontrava internado por motivos sociais, terá aproveitado a condição da vítima, portadora de psicopatologia grave, para a submeter a práticas sexuais. O homem foi detido no próprio dia em que os factos ocorreram.

Em comunicado, a ULS sublinha que adotou “as medidas clínicas necessárias para assegurar a proteção, a segurança e o acompanhamento dos utentes envolvidos”, respeitando a dignidade, confidencialidade e reserva dos dados pessoais e clínicos. O incidente foi prontamente comunicado à Polícia Judiciária e ao Instituto Nacional de Medicina Legal, estando o processo investigatório em curso.

A instituição garante que continuará a colaborar integralmente com as autoridades e reafirma o compromisso com a segurança dos utentes, o cumprimento rigoroso das obrigações legais e a melhoria contínua dos procedimentos.

0