O Departamento do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, Coimbra, está a desenvolver o projeto “Biodiversidade à nossa volta: a flora”.

Segundo nota à imprensa, o objetivo é sensibilizar os alunos e a comunidade para a preservação da floresta autóctone, eliminando as espécies invasoras, com especial incidência na ‘cortaderia selloana’, vulgarmente conhecida por erva das pampas, considerada legalmente uma planta invasora.

Esta planta é originária da América do Sul, mas terá sido trazida para o nosso país por ser vistosa e ficar bonita nos jardins.

No entanto, a facilidade de reprodução, com a consequente invasão do espaço que deveria ser ocupado pelas plantas nativas, coloca em causa a biodiversidade. Por exemplo, cada planta pode produzir até um milhão de sementes que se dispersam facilmente com o vento, e podem viajar até 30 quilómetros.

Além disso, é responsável por grande parte das alergias ocorridas no outono, época do ano em que se encontra em floração. Também é responsável por alguns ferimentos causados pelas suas folhas cortantes.