A Agência Europeia do Medicamento deverá anunciar esta quinta-feira se autoriza a vacinação contra a Covid-19, a crianças entre os 5 e os 11 anos. A vacinação desta faixa etária não reúne consenso e, em Portugal, ainda vai precisar da confirmação da Direção Geral de Saúde.

A comissão técnica de pediatrias deverá pronunciar-se em breve sobre o assunto. Para já, a Sociedade Portuguesa de Pediatria defende que se devem vacinar as crianças contra a Covid-19, se isso reduzir os confinamentos prolongados nas escolas.

Em declarações à RTP, a presidente da entidade, Inês Azevedo, admite que é preciso saber mais sobre a transmissão do vírus nestas faixas etárias:

Também ouvido pela televisão pública, o antigo coordenador da ‘task force’ da vacinação, Gouveia e Melo, recorda que a decisão de não vacinar as crianças abaixo dos 12 anos foi uma decisão das autoridades de saúde:

De referir que houve uma subida de 60% da incidência em crianças até aos nove anos. No entanto, há vozes críticas relativamente à obtenção destes dados. Uma delas é de Jorge Amil Dias, presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos:

Recorde-se que Israel e os Estados Unidos já vacinam crianças abaixo dos 12 anos de idade. A Agência Europeia do Medicamento deverá pronunciar-se, esta quarta-feira, sobre o que poderá acontecer no “Velho Continente”.