De 25 a 27 de outubro, uma comitiva da Cisco – um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para redes informáticas -, participou numa ação imersiva que contemplou a visita a várias localidades do território das Aldeias do Xisto, entre as quais Janeiro de Baixo e Fajão. Partindo da experiência e visão da empresa e dos seus parceiros, o objetivo passou por analisar, definir prioridades e acrescentar valor ao plano estratégico da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

O vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Rui Simão, acompanhou a comitiva na visita a Fajão, com passagens no Museu Monsenhor Nunes Pereira, no Quiosque do Geoscope e ainda uma sessão de observação astronómica, guiada por Samuel Batista na Dome do projeto. “Pampilhosa da Serra é um território aberto à descoberta criativa e à investigação”, expressou Rui Simão, acrescentando que a expectativa é que as “empresas possam descobrir no concelho oportunidades para desenvolverem necessidades que tenhamos e encontrem espaços de crescimento e inovação, a partir do que encontram no território”.

Para o vereador, “a melhor maneira de as aldeias vencerem o isolamento e até do território vencer aquilo que parece ser a periferização, é de facto conseguir atrair os criadores das soluções do futuro para o fazerem diretamente na nossa terra”.

Nestes 3 dias de “trabalho imersivo”, tal como salientou Nuno Guarda, Gestor Nacional de Operações da Cisco, o papel da empresa consistiu em “explorar sinergias” e “perceber, no plano tecnológico”, como é que pode “aportar valor em função da experiência que tem, na execução do plano estratégico para as Aldeias do Xisto”.

A ação foi coordenada entre a ADXTUR e o PRPI – Programa de revitalização do Pinhal Interior.