No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, a ABMG sensibiliza e consciencializa os utilizadores de Mira, Montemor-o-Velho e Soure para a temática da água.


A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março,
com várias iniciativas para o uso racional da água, a atenção para as alterações climáticas e a
aposta na economia circular. Como resposta às preocupações da escassez de água e de seca, a
Entidade Gestora aposta na sensibilização direcionada para a reutilização de água residual
tratada.


As atividades incluem:
• Visitas de estudo à captação de Ourão, ETA da Figueirinha, ETA da Lagoa e ETAR de Arazede.
• Ação “O Valor da Água” disponibilizando suportes de educação ambiental às Juntas de Freguesia assim como a possibilidade em organizar ações de sensibilização.
• Ações de visibilidade «Água +», nos Municípios de Mira e de Soure, através da participação nas Filarmónicas (no dia 19 de março) e na iniciativa organizada pelo Município de Mira, no dia 21 de março, no âmbito do Dia da Árvore. Nesta iniciativa a mascote Gota irá estar presente assim como a distribuição de água da rede.
• Campanha “Água +, uma solução presente para o futuro”, um plano de divulgação
específico para as redes sociais que visa promover a reutilização de água, destacando a problemática da escassez de água no planeta.
• Debate “O ciclo urbano da água e a importância da sua preservação” com abordagem do tema da água e as boas práticas que se devem adotar. A sessão terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Samuel, às 21H00, no dia 22 de março.
• Atividade “Um dia com a ABMG”, ação lúdico-pedagógica direcionada para os mais novos, no Festival do Arroz e da Lampreia, no dia 18 de março. Nesta iniciativa irar-seá realizar um programa de rádio em direto.

Nuno Campilho, Diretor-Geral da ABMG, garante que estas iniciativas são fundamentais para
fomentar uma relação de proximidade com o munícipe e que é missão da ABMG sensibilizar a
população para o uso racional da água.