O Programa de Natal da Mealhada vai espalhar a sua magia por todo o concelho. Música, com destaque para o concerto com o UHF e o concerto de Ano Novo, mercadinhos, exposições, oficinas, roteiros de presépios, cantares de janeiras e de reis, teatro infantil e leituras de contos, caminhadas e até uma festa dedicada à Juventude Zona 231 integram um programa que procura ser abrangente, quer em termos de público, quer em termos de área geográfica. 

O programa de Natal do Município tem início no Luso, com a inauguração da iluminação de Natal, este sábado (26 de novembro), e prolonga-se até 8 de janeiro, dia em que se cantam Reis e Janeiras e em que o Cineteatro Messias recebe o tradicional Concerto de Ano Novo, com o Ensemble da Orquestra Clássica do Centro. 

Durante mais de um mês, são muitos os concertos, oficinas, exposições e atividades que procuram “dar vida às ruas e às comunidades, criar um espírito de Natal que apele ao convívio de quem cá reside e à visitação do quem vem de fora”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada. 

Os Mercadinhos de Natal realizam-se no Luso, na Pampilhosa, em Casal Comba e na Mealhada, com o centro da cidade a ser transformado em cenário natalício, estando a chegada do Pai Natal marcada para dia 10 de dezembro, pelas 16h, um pouco antes do acender da iluminação.  

O programa conta também com o roteiro de presépios, que procurará guiar as pessoas pelos diversos presépios existentes, com início na exposição de mais de 200 presépios da coleção de Maria Cavaco Silva, patente na Fundação Mata do Bussaco, na exposição “O Presépio visto pelas mãos da arte popular”, no Luso, e passagem pelos presépios de bairro criados pela população, existindo mesmo um presépio vivo apresentado, na tarde de 18 de dezembro, pelo Grupo Cénico de Santa Cristina.

A Biblioteca Municipal da Mealhada, o Centro de Interpretação Ambiental e o Cineteatro Messias serão âncoras do programa, com contos, leituras e oficinas. Logo, no dia 1 de dezembro, o Cineteatro Messias recebe a peça de teatro infantil “O Feiticeiro de Oz”, da companhia Plateia d’ Emoções. E no dia 18, destaque para o concerto do UHF, “Podia ser Natal”, um espetáculo em que a banda mistura temas natalícios com os seus clássicos e em que convida a atuar a Escola de Música da EB2 da Mealhada e a Escola de Música da Associação Jovens Cristãos de Luso. Com sessões à tarde e à noite. 

Da programação consta também uma festa dedicada Zona 231, dedicada à juventude concelhia, dia 16 de dezembro, uma caminhada de Natal, no dia 17 de dezembro, o baile de Fim de Ano, na Pampilhosa, e variadíssimas atividades que emergem de coletividades e pessoas individuais. “Temos um programa muito participado, seja por artesãos e associações que complementam as propostas apresentadas pela Autarquia e que fazem com que, verdadeiramente, celebremos o Natal em comunidade”, refere o autarca. 

O presidente da Câmara da Mealhada salienta ainda o apoio da autarquia à Tômbola da Aciba, um instrumento de incentivo ao comércio local através do sorteio de prémios aos consumidores. “É um apelo que deixo. Nesta quadra, antes de ir comprar fora, procure no nosso comércio a prenda ideal”, desafia António Jorge Franco.