Em 2025, o público poderá assistir à interpretação de 21 peças originais, entre 7 de maio e 7 de junho. Município de Viseu evoca e homenageia Jorge Fraga, figura notável no universo das artes cénicas, impulsionador e entusiasta do Festival

O Auditório Mirita Casimiro, em Viseu, volta a ser invadido por novas histórias, personagens e o enorme talento dos grupos de teatro do concelho. A 24ª edição do Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca já esta quarta-feira, dia 7 de maio, e leva a palco um programa constituído por 21 peças originais, para usufruto de toda a comunidade. A iniciativa municipal prolonga-se até 7 de junho.

O Município de Viseu dedica esta edição a Jorge Fraga, encenador, dramaturgo e ator, falecido no ano passado, cuja energia e criatividade serviram de impulso a muitos projetos que nasceram neste Festival. Foi mentor e inspiração para todos os que com ele trabalharam e um dos mais influentes agentes culturais em Viseu, deixando um legado inestimável nas artes cénicas.

Grupos de teatro de escolas, associações e instituições do concelho participam nesta iniciativa, nomeadamente do Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de São Martinho; da Enérgica – Associação Juvenil; do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique; da Escola Emídio Navarro; da Escola de Dança Lugar Presente; da Associação Juvenil Visiunarte; da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Moure de Madalena; do Orfeão de Viseu; da Zunzum – Associação Cultural; do ATL Casa do Sol – Fundação Joaquim dos Santos; do Grupo Recreativo, Cultural, Desportivo e Social de Vila Nova do Campo; do Colégio da Imaculada Conceição; do Colégio da Via Sacra; e do Recreativo de Bassar – Associação Desportiva e Cultural.

Os participantes concorrem pelos Prémios Jorge Fraga para “Melhor Peça”, “Melhor Interpretação” e “Melhor Interpretação Secundária”. Para o melhor texto original, o Município de Viseu reserva ainda o Prémio Osório Mateus, uma das personalidades mais notáveis no estudo do teatro, natural de Viseu.

A partir de amanhã, os bilhetes poderão ser adquiridos junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro, previamente ou no próprio dia, hora e local do espetáculo. A entrada de crianças até aos 12 anos (inclusive) será gratuita. Para pessoas portadoras do Cartão Municipal Jovem ou Sénior, o valor será de 2 euros; e para maiores de 12 anos, o valor será de 3 euros.

O programa completo pode ser consultado em www.visitviseu.pt.

O Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu é uma iniciativa anual, organizada pela Câmara Municipal de Viseu. Assume como objetivos principais o incentivo às Escolas para que desenvolvam a prática do teatro; o apoio, a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral pelos grupos integrados nas Escolas e Associações de Viseu; a descoberta de novos valores no e para o teatro; a fidelização e criação de públicos diversificados, sensibilizando-os para a importância do teatro nos hábitos culturais, como forma de conhecimento, entretenimento e inclusão social; e a partilha de experiências entre os grupos.