A situação de seca meteorológica agravou-se em Portugal continental no mês de abril, estando 89% do território continental em seca, 34% da qual em seca severa e extrema.
De acordo com o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em um mês, a área em seca em Portugal continental quase duplicou em relação a março, quando era de 48%.

Em declarações à RTP, Vanda Pires, meteorologista do IPMA, explica a origem desta situação:

Por sua vez, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, diz aos jornalistas que este é um problema que se vai agravar:

Este abril foi o 4.º mais quente desde 1931, tendo sido registadas três ondas de calor no território continental, que afetaram as regiões do interior Norte e Centro, vale do Tejo, Alentejo e Sotavento Algarvio.

Maria do Céu Antunes garante que o Governo está atento e a trabalhar para enfrentar este problema. Também a Comissão Europeia admite estar preocupada com a seca nos países do sul da Europa.

Bruxelas classifica a situação da falta de chuva nos países do sul europeu como preocupante e extremamente grave para os agricultores. Caso a produção agrícola fique abaixo do esperado, a Comissão avisa que isso levará ao aumento dos preços dos alimentos para todos os consumidores.