A partir de outubro vai ser proibido fumar à porta de restaurantes, cafés e esplanadas com cobertura e em todo o perímetro de escolas, universidades ou estabelecimentos de saúde. As medidas constam de uma proposta de lei do Governo que deverá ser aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros. Já a venda de tabaco em máquinas automáticas vai ser proibida em 2025.
À RTP, a secretária de Estado da Promoção da Saúde diz que o objetivo é travar o aumento do consumo entre os mais jovens:
Margarida Tavares avança os locais onde passar a estar proibido:
A proposta de lei do Governo deverá ser aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros. O objetivo é criar uma geração livre de tabaco até 2040.
Entretanto, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia aplaude as medidas propostas pelo Governo para reduzir o consumo de tabaco em Portugal.
À Antena 1, a coordenadora da comissão de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Sofia Ravara, espera que o Governo não recue nestas intenções, perante a expectável pressão por parte da indústria do tabaco:
Para além da proibição do fumo ao ar livre, em escolas, hospitais ou recintos desportivos, já a partir de outubro. O objetivo é também impedir a venda de tabaco em cafés e restaurantes, em 2025, e o o fim das salas para fumadores em restaurantes ou discotecas.