A Universidade de Coimbra é um dos principais parceiros de um projeto científico europeu, recentemente lançado, que visa desenvolver materiais recicláveis inovadores para componentes-chave em áreas diversas, a um nível sem precedentes.
De acordo com uma nota de imprensa, a plataforma, intitulada ReMade@ARI, reúne 40 parceiros e é liderado pelo centro alemão Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf. Conta com um orçamento global de 13,8 milhões de euros, financiado pela União Europeia (UE).
Segundo o consórcio promotor do projeto, com o objetivo de promover uma abordagem abrangente da produção e produtos sustentáveis, a ReMade@ARI visa alavancar o desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis para componentes-chave nos mais diversos setores, como o de materiais eletrónicos, baterias, veículos, construção, embalagens, plásticos, têxteis e alimentos, a um nível sem precedentes.
A mesma nota indica que, para responder ao desafio de criar novos materiais que sejam funcionalmente competitivos e altamente recicláveis, será aproveitado o potencial de mais de 50 infraestruturas de investigação analítica da rede europeia ARIE.