A vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe arrancou, esta quarta-feira, em Portugal. Trata-se de uma campanha de 100 dias para imunizar cerca de três milhões de pessoas até dezembro e que pretende proteger os grupos mais vulneráveis.

A população com mais de 80 anos será a primeira a ser chamada para a vacinação, em conjunto com as pessoas com comorbilidades. Depois, o processo deverá ser realizado por faixa etária decrescente.

Os utentes elegíveis vão ser convocados para a administração da vacina, por telefone ou SMS, e devem confirmar a presença. Quem não for contactado, deve dirigir-se à respetiva unidade de saúde.

Em declarações à Rádio Renascença, o responsável pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, coronel Carlos Penha-Gonçalves, indica que há uma novidade nesta campanha de vacinação:

À RTP, o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, considera que a campanha de vacinação de dose dupla é positiva:

A partir de dia 28, as farmácias passam a poder também administrar as vacinas. Ao mesmo órgão de comunicação, a presidente da Associação de Farmácias, Ema Paulino, avança que foram compradas 800 mil doses:

A campanha arranca numa altura em que a cobertura da vacinação primária completa é de 93%, sendo o grupo etário menos vacinado o das crianças entre os 5 e os 11 anos.

A vacinação de reforço está nos 66% da população elegível e a segunda dose de reforço já foi administrada a 63% dos idosos com 80 ou mais anos.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, deixa um conselho a todos os portugueses:

Já está a decorrer a campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal. O objetivo é imunizar três milhões de pessoas nos próximos meses.