Uma jornalista da SportTV foi alvo de um processo disciplinar do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol por ter feito uma pergunta ao treinador do Sporting.

A decisão, sem precedentes em Portugal, surge devido a uma questão colocada por Rita Latas sobre o jogador Slimani, a Rúben Amorim, na entrevista rápida realizada após a derrota do Sporting com o Desportivo de Chaves, na 4.ª jornada da Liga.

Em comunicado, o Conselho de Disciplina indica que está obrigado a sancionar, em processo sumário, ou a instaurar processo disciplinar quando chegam ao seu conhecimento indícios da prática de ilícito disciplinar.

Ouvido pela Rádio Renascença, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Simões, diz tratar-se de um atropelo nunca visto à liberdade de imprensa, consagrado na Constituição:

O processo disciplinar à jornalista da SportTV teve por base uma indicação do delegado do Sporting, que pediu ao delegado da Liga que escrevesse no relatório esta pergunta de Rita Latas, por ser uma questão fora do contexto do jogo:

Ainda à Renascença, o presidente do Sindicato dos Jornalistas promete agir judicialmente, perante um caso que o deixou estupefacto.