A Universidade de Coimbra está à disposição do Governo português para acolher estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, avançou, esta terça-feira, o reitor, Amílcar Falcão.
Na sua intervenção na sessão solene comemorativa dos 732 anos da Universidade, que decorreu durante a manhã, Amílcar Falcão apelou ainda à generosidade de toda a comunidade académica, no sentido de apoiarem o povo ucraniano e, em particular, as vítimas inocentes.
O reitor lamentou que, a juntar a uma pandemia que ainda não terminou, esteja no horizonte uma guerra de consequências imprevisíveis.
De recordar que António Guterres recebeu hoje o Prémio Universidade de Coimbra, que distingue anualmente uma personalidade portuguesa de inequívoco valor nas áreas da cultura, economia e gestão ou ciência e inovação.
O valor monetário de 25 mil euros associado a este galardão, que conta com o apoio da Fundação Santander Portugal, será doado, na integra, por decisão do premiado, ao Instituto Universitário Justiça e Paz.